quinta-feira, 9 de abril de 2009

TOTAL PHYSICAL RESPONSE (TPR)

LIMA, Neuza Rodrigues Santana
OLIVEIRA, Reinaldo Coimbra
INTRODUÇÃO
Este texto tem por finalidade, retratar informações a despeito do método de ensino criado por James Asher, com o propósito de fornecer aos educadores uma nova alternativa para o ensino de línguas estrangeiras. Estratégia esta, que facilitasse ao professor, como também ao aluno, a criação de um ambiente propício para o ensino e aquisição de uma segunda língua.
O método idealizado e criado por James Asher é intitulado Total Physical Response, cujo foco principal é ensinar uma segunda língua conciliando fala com ações físicas. O autor foi um professor de psicologia da Universidade da Califórnia nos Estados Unidos.Ele fundamentou-se em várias teorias na elaboração de sua tese, que vão desde a de desenvolvimento psicológico-mental até questões que envolvem a pedagogia humanística, mas o que mais lhe influenciou foi o livro publicado por Harold e Dorothy Palmer em l925.
Apenas para situar o leitor, convém frisar também, dentre os métodos de ensino de línguas os seguintes: Tradução Gramatical, Método Direto, Áudio-Lingual, Silent Way, Suggestopédia, Community Learning e o mais recente a Abordagem Comunicativa.Todos tinham e tem por finalidade uma melhor atuação metodológica frente ao ensino de uma segunda língua, mas o que se vê atualmente, após tantas tentativas é o ensino, principalmente o de língua inglesa, pouco enfoque lhe é dado, restringindo apenas ao ensino gramático-escrito, fundamentado no livro didático e com professores desmotivados e despreparados, diante da realidade escolar em que vivemos.


EMBASAMENTO TEÓRICO


Como foi dito anteriormente, Total Physical response é um método de ensino de línguas estrangeiras, que concilia coordenações de fala com ações físicas. Antes de tudo convém salientar, segundo a visão de James Asher, que desde o nascer a criança é dotada de um mecanismo responsável pela aquisição da linguagem, que funciona tanto com a língua materna como com uma segunda língua. Conceito este, muito próximo do proposto por Neom Chomsky, que além do mais, afirmava que todos os seres humanos já nascem com uma pré-disposição para apreender a língua (Santos, 2004).
Segundo sua tese, somos detentores de uma estrutura gramatical inata universal, na qual trabalha em uma estrutura profunda com regras invariáveis para todas as línguas, sendo estas, selecionadas ao contato com a língua em particular, a qual será internalizada pela mediação de seus pais e por aqueles a qual a criança tem contato.
Para o autor da TPR, um dos principais fundamentos para que uma aula assim como a aprendizagem flua tranqüilamente é criar um ambiente que seja livre de stress, pois o humor positivo facilita a aprendizagem, por esta questão é que o método envolve movimentos corporais, no qual alivia a tensão tão comum que envolve o ensino de uma língua estrangeira.
Assim como a criança no processo de aquisição da língua materna, o Total Physical Response também dá maior ênfase na compreensão auditiva, seguindo a ordem natural da interiorização da língua materna. Partindo desta premissa James Asher elaborou os seguintes itens que norteiam uma aula fundamentada nos princípios do TPR.
1. A capacidade de compreensão procede à habilidade produtiva no ensino de línguas;
2. O enfoque na fala deve ser adiado até que a capacidade de compreensão esteja estabelecida;
3. Após a internalização de um esquema cognitivo da língua a capacidade de compreensão é dirigida para habilidade de fala;
4. O ensino deve enfatizar o significado ao invés da forma;
5. O ensino deve minimizar o stress do aluno.
James Asher não discute em seu alegado a natureza da linguagem, ou como a língua é organizada, mas pode ser notado nos fundamentos do Total Physical Response, bem como nos exercícios de sala que o norteiam suposições estruturalistas.
Para o autor, a língua é um ser composto de abstrações e desabstrações, as desabstrações são representadas por nomes concretos e verbos no imperativo, enquanto que as abstrações seriam todo o conjunto de regras, normas e palavras, sendo estas palavras àquelas que detêm apenas valor gramatical, sem nenhum valor significativo fora da oração como: preposições, artigos, pronomes, etc. Em seu método Asher dá maior ênfase ao verbo, particularmente o verbo no imperativo, como motivo central lingüístico em que o aprendizado é organizado, pois segundo ele, a criança desde o nascer é exposta o enunciados com determinado tipo verbal, para melhor ilustrar temos os seguintes exemplos das falas dos pais em comum: "Olha para o papai", "Fale mamãe" (Richards, l994).
No que convém aos conceitos de abstrações e desabstrações Asher afirma que as abstrações devem ser adiadas até que o aluno tenha construído em sua mente um mapa cognitivo detalhado da língua, pois ele é de opinião que a língua pode ser internalizada tanto inteira como em fragmentos (Richards, l994).
Um dos princípios bem presentes na base do Total Physical Response, e que tem valor imprescindível, é o que está relacionado com a função do verbo no aprendizado, cujo funciona como estímulos prévios na aquisição da língua. Similar a esta proposição convém salientar sua proximidade com os conceitos behaviorista, cujo:
Skinner propunha ser capaz de predizer e controlar o comportamento verbal mediante variáveis que controlam o comportamento (estímulo, resposta, reforço) e a especificação de como essas variáveis interagem para determinar uma resposta verbal particular (FIORIN, 2004).
Com base no que diz Skinner, o método TPR é organizado de modo que o professor deve utilizar o verbo conjugado no imperativo na forma de comandos, que seria o estimulo, induzindo o aprendizando a responder fisicamente, como por exemplo, o educador diz "hands up" e os educandos respondem erguendo as mãos. Quanto à competência verbal, esta só é adquirida, bem como introduzida pelo professor, após uma série de exercícios, pois é por meio destes que o aprendizando obterá a compreensão do que lhe é exposto auditivamente.
No que se refere às funções desempenhadas pelo cérebro na aquisição da linguagem, já é sabido que existe uma relação especial entre a linguagem e o hemisfério esquerdo, de modo que, falando de maneira bem geral, podemos dizer que (para a maioria das pessoas) a linguagem é controlada pelo hemisfério esquerdo (Lyons, l987).Este processo pelo qual, os hemisférios do cérebro são estabelecidos determinadas funções é denominado lateralização.
Contradizendo este processo, Asher vê o método Total Physical Response, especificamente direcionado ao aprendizado pelo hemisfério direito. Pois ele é de opinião que a aquisição da linguagem por intermédio de atividades motoras é função única deste método. (Piaget, Apud). Outro ponto importante que fundamenta esta tese, é o fato de que a fala e a compreensão estão situadas em partes diferentes do cérebro,sendo a fala no esquerdo e a compreensão no direito, mesmo lado reservado a afetividade na qual o Total Physical Response trabalha.
No que diz respeito à aula de TPR e si convém salientar o papel desempenhado tanto pelo professor como pelo aluno. Ao aluno é reservado primeiramente o papel de ouvinte e intérprete, ele ouve atentamente e responde fisicamente aos comandos dados pelo professor, já em um estágio mais avançado espero-se que ele monitore e avalie seu próprio progresso, sendo encorajado a falar quando se sentir confiante.
Quanto ao professor é ele quem decide o que ensinar quem seleciona o material a ser usado e quem direciona e conduz a interação e conversação. Segundo Asher o papel do professor não é ensinar, mas sim providenciar oportunidades para que o aprendizado ocorra, a ele é reservada a responsabilidade de criar o melhor método de exposição da língua.
Partindo deste pressuposto, em uma fase inicial, quando os alunos estão desenvolvendo a competência de fala, o professor deve-se abster de correções, visto que estas podem inibir o aluno, somente quando o educador sente que seus educandos estão mais seguros, é que pode diminuir a tolerância quanto a erros.

CONCLUSÃO


Ao longo de todo trabalho desenvolvido por James Asher fico evidente que seu método de ensino traz resultados positivos tanto no trabalho com crianças como com adulto, ou ambos simultaneamente. Outro ponto interessante que merece ser resultado é o desempenho que ambas as partes se mostra nivelado.
Apesar de a primeira vista não aparentar diferenças tanto no ensino de jovens como o de adultos, apenas uma diferença merece ser comentada, na qual está relacionada com o processo de lateralização comentado anteriormente. Este processo inicia-se na criança, coincidindo mais ou menos com o período em que o infante começa a desenvolver a habilidade da fala, e tem seu fim mais ou menos aos cinco anos de idade, período este em que a fala da criança está quase desenvolvida. Segundo alguns estudiosos a aquisição da linguagem torna-se mais difícil, na medida em que a pessoa tem este processo terminado há algum tempo, pois se acredita que está relacionado com o aprendizado da língua, por esta causa, que maiores são as chances de uma criança conseguir um acento na fala próximo a um nativo, do que conseguiria um adulto, mesmo que este viva vários anos no país de origem da língua.
Segundo James Asher, uma das vantagens de se trabalhar com o método Total Physical Response, ao contrário de outros, é a de que, este propicia uma retenção do aprendizado na memória de longo prazo, para tanto ele utiliza como exemplo a habilidade de se andar de bicicleta, que mesmo após terem passados vários anos desde a sua prática a proficiência retorna a partir do uso.
Para nós, autores deste texto o que depreendemos deste método, não como pesquisadores, mas como alunos e futuros professores de Língua Inglesa, é a facilidade com que as aulas são conduzidas, visto que é estabelecido um ambiente de descontração tanto para alunos como para professores, pois à medida que se trabalha com movimentos corporais, se desperta o lado afetivo do aluno amenizando aquela tensão freqüente no ensino tradicional. Interessante também é a possibilidade de poder conciliá-lo com outros métodos, abrindo para os professores um leque de opções, podendo este utilizar ferramentas de um para suprir a carência de outro, como também para adaptar ao ambiente e as condições dos alunos, cabe a criatividade e o interesse do professor.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA


SANTOS, R। Aquisição da Linguagem।Introdução à Lingüística I.Objetivos Teóricos.FIORIN, JL.(org.). 3ªed. São Paulo: Contexto, 2004.
LYONS, Jonh. Língua (gem) e Lingüística: Uma Introdução. Rio de Janeiro: LTC-Livros Técnicos e Científicos. ED.S.A, l987.
RICHARDS, Jack C & Rodgers,Theodore.Approaches and Methods in Language Teaching.Cambridge University Press, l994.
www.serradigital.com.br/lucia/metodos.htm/. Acesso em 12/08/06
WWW.tprsource.com/asher.htm/ > acesso em l6/10/06.

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